Campeonato Nacional de Boccia | SCE com Pódios | 3 e 4 Jun 2017 Paredes

Criado em Segunda, 05 Junho 2017

No passado fim de semana decorreu em Paredes, a fase final do campeonato nacional de Boccia individual e equipas. Num grupo reduzido de jogadores e equipas apurados para esta prova através dos campeonatos regionais, inter-regionais e classificação do ranking nacional, a equipa do S.C.Espinho/C.M.Espinho conseguiu, entre os seus 5 atletas, apurar 3 para as provas individuais e a sua equipa BC1-BC2 para as provas de equipas.

Numa competição que se previa muito competitiva e com um nível muito alto, a equipa de Espinho teve um fim de semana praticamente irrepreensível, ao conseguir levar os seus 3 atletas até às meias finais das provas individuais (1 na classe BC1 e 2 na classe BC2) e a ainda a equipa BC1-BC2 até à final da prova de equipas.

Na classe BC1, o atleta João Pinto conseguiu revalidar o título alcançado na época anterior sagrando-se assim Bi-Campeão Nacional de Boccia - BC1, ao vencer na final da competição o seu companheiro de seleção nacional António Marques do centro de Paralisia Cerebral de Coimbra. Com este título, ao que se juntam o de campeão regional e inter-regional este atleta alcança o “triplete”, já que é o detentor dos 3 títulos individuais na classe BC1, na mesma época desportiva.

Também em grande destaque nas provas individuais esteve Paulo Almeida ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Boccia - BC2. Este atleta foi a grande surpresa da prova, tendo-se apresentado com o nível de jogo muito consistente que permitiu alcançar uma inédita final (neste nível de competição) tendo alcançado o seu melhor resultado de sempre nesta prova. Na final defrontou a internacional Cristina Gonçalves do centro de Paralisia Cerebral de Lisboa, que se tornou a nova Campeão Nacional desta classe. Ainda na classe BC2, a atleta espinhense Ana Catarina Correia esteve em bom plano ao atingir as meias finais da prova. Nesta fase, acabou por perder com a atleta que se viria a tornar Campeã Nacional, Cristina Gonçalves, e no jogo de atribuição do 3º/4ª lugar também saiu derrotada contra o internacional Abílio Valente do centro de Paralisia Cerebral do Porto, ficando assim no 4º lugar da prova, igualando a sua melhor classificação (nesta prova) obtida no ano 2013/2014.

No segundo dia da competição, a equipa do S.C. Espinho/C.M. Espinho participou na prova de equipas BC1/BC2, tendo-se sagrado Vice-Campeã Nacional - Equipas. Desta equipa fizeram parte os atletas João Pinto (BC1), Ana Catarina Correia (BC2), Paulo Almeida (BC2) e Pedro Moura (BC2). Depois de um dia longo com diversos jogos muito disputados, a equipa de Espinho atingiu a tão desejada presença na final da prova, onde defrontou a equipa do centro de Paralisia Cerebral do Porto. Apesar de parcial a parcial o jogo ter sido equilibrado, desde cedo os parciais começaram a ter uma maior tendência para o lado da equipa do Porto, acabando os espinhenses por perder e alcançar o 2º lugar. Apesar da tristeza natural de quem perde uma final, fica ainda assim o feito desta equipa ter atingido a sua melhor classificação de sempre nesta prova, superando assim o 3º lugar atingido no ano anterior.

Finalizado este campeonato, termina assim da melhor forma o calendário competitivo nacional. Apesar de se entrar agora num período de transição e de preparação na nova época, em termos internacionais vão-se realizar duas importantes provas nos meses de julho e agosto que antecedem o campeonato da Europa que se vai realizar em novembro.

Já na prova de julho, o European Open que se vai realizar na Polónia, o atleta de Espinho, João Pinto, foi selecionado para representar a equipa portuguesa, vendo assim reconhecido o extraordinário trajeto ao longo dos últimos anos. Também a atleta Ana Catarina Correia, viu premiada a sua prestação, tendo sido convocada esta 2ª feira para o estágio da seleção nacional que se vai realizar no próximo fim de semana 10 e 11 de junho, juntando-se assim ao seu companheiro de equipa.

poker joomla templateeverest poker bonus
Publicidade
By Joomla 1.6 Templates and Simple WP Themes