Campeonato de Portugal de Pares e Equipas de Boccia |30 Maio 2015 Póvoa Varzim

No passado dia 30 de maio, decorreu no pavilhão municipal da Póvoa de Varzim, o Campeonato de Portugal de Pares e Equipas de Boccia 2015, no qual participou a equipa BC1/BC2 do Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, constituída pelos atletas João Pinto (BC1), Ana Correia (BC2), Paulo Almeida (BC2) e Pedro Moura (BC2).

A fase de grupos mostrava-se teoricamente complicada uma vez que do seu grupo fazia parte a equipa da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa que atualmente ocupa o número 2 do ranking nacional. Desta forma a equipa de Espinho entrou no campeonato centrada em ganhar o jogo inaugural e, se possível, fazer o maior número de pontos. Foi assim que venceu por uns claros 15-1 o primeiro jogo contra a equipa da CerciLamas. Após esse jogo, seguiu-se o confronto contra a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Entrando muito forte, a equipa espinhense cedo ganhou alguma vantagem pontual, no entanto uma boa réplica da equipa de Lisboa fez com que o jogo fosse apenas decidido nas últimas bolas do último parcial, tendo a vitória sorrido para a equipa de Espinho por 7-5. Com este resultado, para além de ter vencido a equipa de Lisboa pela primeira vez, garantiu desde logo a passagem direta para as meias-finais da prova, feito também esse inédito.

Nas meias-finais, os espinhenses mediram forças contra a equipa da Vila Urbana de Valbom, constituída por atletas do Centro de Paralisia Cerebral do Porto. Num jogo disputadíssimo desde o primeiro até o ultimo parcial, a equipa do Porto acabou por ser mais feliz, vencendo por uns equilibrados 5-4. Após este desaire, restava lutar pelo 3º lugar, num confronto novamente contra a equipa da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Desta vez, a equipa de Lisboa justificou o porquê de ocupar os lugares cimeiros do ranking e ganhou por 9-4. Ainda assim, e mesmo com estes 2 desaires, a equipa de Espinho fez mais uma vez história ao alcançar o 4º lugar entre as 10 melhores equipas portuguesas, classificação essa que é a sua melhor classificação de sempre nesta competição que foi vencida pela forte equipa do Centro de Paralisia Cerebral do Porto – ARDA, que assim se sagou Campeã Nacional de Boccia 2015 em Equipas BC1/BC2.