Campeonato de Portugal Individual de Boccia 2014 | João Pinto no 1º lugar! | 31 Maio e 1 Junho 2014 Lourosa

Decorreu no passado fim-de-semana 31 de maio e 1 de junho em Lourosa, o Campeonato de Portugal Individual de Boccia 2014 numa organização da Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral em colaboração com a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Na prova rainha da modalidade, onde apenas têm acesso os melhores 16 atletas do ranking nacional das classes BC1, BC2 3 BC3 e os 8 melhores da classe BC4, a equipa de Boccia do Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho (SCE/CME) fez-se representar na classe BC1 pelo atleta João Pinto e na classe BC2 pelos atletas Paulo Almeida e Ana Catarina Correia.

O principal destaque neste campeonato vai para João Pinto que, dando continuidade aos bons resultados obtidos na presente época, conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio sagrando-se Campeão de Portugal Individual de Boccia 2013-2014 na classe BC1.

Depois de ter entrado muito bem no campeonato onde venceu 2 jogos (Sandra Vitorino – APC Beja e Joaquim Medalhas – APC Almada e Seixal) e ter garantido o apuramento para os quartos-de-final acabou por perder o 3º jogo da fase de grupos contra o internacional João Paulo Fernandes por 5-4. Na fase eliminatória da prova venceu nos quartos-de-final o atleta do SC Braga, Carlos Clemente, por 3-1 e nas meias-finais o atleta do ARDA, Ricardo Moutinho, por 8-1. Na final, contra o internacional António Marques da APC Coimbra, assistiu-se a um jogo pautado pelo equilíbrio que terminou empatado a 3. Deste forma, foi necessário recorrer a um parcial de desempate onde o vitória acabou por cair para o lado do atleta de Espinho permitindo-lhe arrecadar o 1º lugar e juntar este título ao de campeão nacional terminando assim uma época que certamente será para recordar por muitos anos.

Neste campeonato é também de salientar a excelente participação da atleta Ana Catarina Correia que protagonizou uma das surpresas da competição ao garantir o 4º lugar final na classe BC2. Após garantir o objetivo principal que era passar a fase de grupos com 2 vitórias contra os atletas Nelson Fernandes (ARDA) e Joana Sousa (VU Valbom) e 1 derrota contra a atleta Emília Costa (Popolomondo), venceu, no quartos-de-final, o atleta Albino Nascimento (Popolomundo), num jogo disputado até à última bola. Nas meias-finais, não conseguiu superar o internacional Abílio Valente (ARDA) que fez imperar a lei do mais forte. Por fim, no jogo de atribuição de 3º e 4º lugar defrontou o atleta Nelson Fernandes (ARDA) acabando por perder, mas mesmo assim garantir a sua melhor classificação individual sempre.

Quanto ao atleta Paulo Almeida, este campeonato não lhe correu da melhor forma tendo sido eliminado na fase de grupo. Ainda assim, é de salientar o bom jogo que fez contra o jogador José Correia (CPC Viseu) que venceu de forma convincente, vitória essa que não foi suficiente para passar a fase de grupos pois averbou 2 derrotas contra os atletas João Pereira (FC Porto) e Albino Nascimento (Popolomundo). Com estes resultados, terminou em 3º lugar do grupo o que lhe garante um lugar entre o 8º e o 12º lugar.

Terminado o Campeonato de Portugal Individual, segue-se o Campeonato de Portugal de Pares e Equipas que se vai realizar em Ansião no próximo dia 14 de junho onde a equipa CME/SCE se vai fazer representar com os atletas João Pinto, Ana Catarina Correia e Paulo Almeida.