Campeonato Inter-Regional de Boccia | 29 Abril 2017 Santarém

No passado dia 29, decorreu o Campeonato Inter-regional de Boccia em Santarém. Numa prova onde apenas participaram um número restrito de atletas, apurados através dos diferentes campeonatos regionais, a equipa do S.C.Espinho/C.M.Espinho esteve presente com 2 atletas, João Pinto na 1ª divisão da classe BC1 e Ana Catarina Correia na 1ª divisão da classe BC2.

O grande destaque vai para mais um título individual conquistado pelo atleta João Pinto que venceu a competição na sua classe, juntando ao título de Campeão Regional Norte, este título de Campeão Inter-Regional.

Apesar de ter iniciado a sua participação nesta prova com uma derrota frente a José Lopes da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, o atleta espinhense soube responder da melhor forma vencendo os restantes jogos da fase de grupos o que lhe permitiu garantir o apuramento para as meias-finais da prova. Nessa fase, venceu o atleta do Centro de Paralisia Cerebral do Porto, Ricardo Moutinho, apurando-se para a final. No jogo decisivo, voltou a defrontar o atleta José Lopes (que foi a grande surpresa da prova), acabando por vence-lo num jogo muito disputado apenas decidido no parcial de desempate, uma vez que no final dos 4 parciais do jogo, o mesmo encontrava-se empatado 3-3.

Quanto a Ana Catarina Correia, teve uma participação também muito positiva. Na fase de grupos, foi capaz de vencer 2 jogos contra os atletas João Pereira (F. C. Porto) e Ricardo Galante (A.P.C. Lisboa) e saiu derrotada frente ao internacional Abílio Valente (A.P.C. Porto). Apesar de ter vencido 2 jogos, o mesmo não foi suficiente para seguir em frente na prova já que Abílio Valente perdeu contra João Pereira tendo os 3 atletas ficado com o mesmo nº de pontos. Ao serem aplicados os critérios de desempate, Ana Correia ficou em 3º lugar por ter uma diferença entre os pontos marcados e sofridos menor e como tal ficou arredada da fase eliminatória da competição. Ainda assim, há que reter o excelente desempenho que teve nesta prova, 5º lugar da classificação final, que serviu como “aperitivo” para a fase final do campeonato de nacional de Boccia que se irá realizar nos próximos dias 3 e 4 de junho, em Paredes, onde os atletas de Espinho estarão presentes tanto nas provas individuais com em equipa BC1/BC2.