Campeonato Nacional de Boccia - Fase Final 2014/15 | João Pinto Vice-Campeão Nacional Individual e SCE no 3º lugar por Equipas | 16 e 17 Maio 2015 Ansião

No passado fim-de-semana 16 e 17 de maio, decorreu em Ansião a fase final do Campeonato Nacional de Boccia com a participação dos atletas do Sporting Clube de Espinho que foram apurados para esta fase através dos excelentes resultados que tinham alcançado na fase regional.

Em termos individuais, o grande destaque vai para a participação do atleta João Pinto na classe BC1, que sagrou-se Vice-Campeão Nacional, dando assim continuidade aos bons resultados que tem vindo a obter. Depois de uma entrada algo nervosa onde perdeu o jogo contra o atleta Rui Reisinho no parcial de desempate, foi obrigado a vencer os restantes jogos da fase de grupos para garantir a passagem às meias-finais tendo vencido os atletas Gonçalo Toninho por 12-0 e João Paulo Fernandes por 6-3. Nas meias-finais, defrontou o internacional António Marques vencendo-o por 5-2. No encontro decisivo, defrontou novamente João Paulo Fernandes, num jogo muito disputado que teve de ser decidido no parcial de desempate. Ai, o atleta internacional do Centro de Paralisia Cerebral do Porto foi mais forte tendo relegado o João Pinto para o 2º lugar.

Também a equipa BC1/BC2, constituída por João Pinto (BC1), Ana Correia (BC2) e Pedro Moura (BC2), alcançou uma excelente posição ao ficar em 3º lugar, tendo superado a equipa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Nesta competição, o 1º lugar foi alcançado pela Associação de Paralisia Cerebral do Porto, que sendo constituído por 2 jogadores da seleção Portuguesa demonstrou claramente a sua superioridade.

Apesar de não ter alcançado um lugar no pódio, a atleta Ana Correia conseguiu também uma boa participação, tendo alcançado o 4º lugar na classe BC2, depois de ter perdido contra o atleta Joaquim Soares, num jogo bastante equilibrado acabando por perder por 4-1. Ao longo de todos os jogos, a atleta espinhense demonstrou um nível de jogo bastante bom sendo de realçar que, na fase de grupos, foi capaz de colocar fora das meias-finais a atleta internacional Cristina Gonçalves. Assim, além do bom resultado em termos gerais, conseguiu ser a atleta feminina mais bem classificada nesta classe, que teve como vencedor o atleta Abílio Valente da Associação de Paralisia Cerebral do Porto.

Richard Duray ficou no 7º lugar na classe BC4 depois de, na fase de grupos, ter alcançado uma vitória, o que não foi suficiente para garantir a passagem às meias-finais. Ainda assim, deixou boas indicações ao nível do seu jogo, dando a entender que pode vir a ser mais um atleta a intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros nesta disputada classe, que neste campeonato foi vencida pelo atleta do Sporting Clube de Braga, Domingos Vieira.

Findo este campeonato, os atletas do Sporting Clube de Espinho preparam já a participação nos Campeonatos de Portugal de equipas (30 de maio na Póvoa de Varzim) e individuais (4 e 5 de julho em Coimbra), provas essas que são as mais importantes do calendário competitivo nacional e que determinam os campeões nacionais da modalidade.