Ao longo dos dias 7 e 8 de maio decorreu, na cidade de Braga, o 1º Campeonato Nacional masculino e feminino de Boccia. Pela primeira vez, foi realizado um campeonato individual dividido por géneros indo ao encontro onde foram juntados os 8 melhores jogadores nacionais masculinos e femininos em cada classe, apurados através do campeonato regional e pelo ranking nacional. O Sporting de Espinho/C.M. Espinho faze-se representar por 4 atletas: João Pinto e Herlander Correia respetivamente nas classes BC1 e BC5 masculinas e Ana Correia e Inês Ramos na classe BC2 feminina.
O grande destaque vai para Ana Correia que se sagrou Vice-Campeã nacional feminina BC2. A atleta fez uma prova muito boa, tendo controlado muito bem o seu jogo ao longo de toda a competição. Na final defrontou a atual número 2 mundial Cristina Gonçalves conseguindo levar o jogo ao parcial de desempate. Num jogo muito disputado e decidido apenas nas últimas bolas, a vitória acabou por sorrir para a sua adversaria. Ainda na classe BC2 feminina, a atleta Inês Ramos protagonizou a maior surpresa entre os atletas do S.C. Espinho. Jogando de uma forma muito consistente e sem cometer muitos erros, conseguiu ir vencendo alguns jogos o que fez com que conseguisse terminar a prova no 5º lugar da classificação.
Na classe BC1, João Pinto também esteve em bom plano e conseguiu alcançar mais uma vez um pódio nacional. Apesar de ter ganho 4 dos 5 jogos realizados, acabou por perder o jogo das meias finais contra o seu “velho” conhecido e lenda do boccia nacional António Marques que o impossibilitou de lutar pelo título. No jogo de atribuição do 3º/4º lugar, João Pinto impôs o seu jogo e conseguiu vencer Francisco Gouveia do Santacruzense, que fez a sua estreia em provas de nível nacional e, apesar de bastante jovem, apresentou alguns argumentos que podem fazer com que o seu nome possa vir a ser falado brevemente.
Por fim, na classe BC5, Herlander Correia teve uma prova algo longe do seu potencial. Na fase de grupos, apesar de ter vencido 2 dos 3 jogos, a diferença entre pontos marcados e sofridos foi insuficiente para o fazer passar para a fase final da prova. Relegado para a disputa dos lugares entre o 5º e o 8º, venceu o primeiro jogo e foi disputar o 5º lugar com o atleta Duarte Neto da APCAS que com um jogo mais consistente acabaria por levar de vencido o atleta do S.C.Espinho que terminou a prova no 6ª lugar.
Terminada esta prova, os atletas João Pinto e Ana Correia seguem já para a semana para estágio da seleção nacional de boccia que poderá ser importante para a convocatória para as provas internacionais que se avizinham. Terminado este ciclo, inicia-se a preparação para a fase final do calendário competitivo cuja próxima prova será o campeonato nacional individual absoluto que será disputado em Leiria nos próximos dias 18 e 19 de junho.