Campeonato Nacional Individual Absoluto de Boccia 2021/2022 | SCE com 3 Campões Nacionais | 18 e 19 Jun 2022 Leiria

Decorreu em Leiria, nos dias 18 e 19 de junho, o Campeonato Nacional Absoluto de Boccia para o qual o Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho conseguiu o apuramento de 4 atletas. Numa competição que contou com os melhores jogadores da modalidade, o Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho esteve em grande destaque ao conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio na 1ª divisão em 3 das 5 classes desportivas em competição.

Os atletas João Pinto, Ana Correia e Herlander Correia sagraram-se campeões nacionais individuais absolutos da 1ª divisão das classes BC1, BC2 e BC5 respetivamente, vencendo todos os jogos que fizeram ao longo a competição.

O atleta João Pinto participou na 1ª divisão BC1 tendo entrado na competição com vitórias seguras nos primeiros jogos efetuados no 1º dia de competição. No 2º dia, o atleta tigre sabia que tinha jogos muito complicados contra o atual nº 3 do ranking mundial masculino BC1, André Ramos e contra o até então campeão nacional e “velho” conhecido, António Marques. Mantendo uma exibição segura ao longo dos jogos, João Pinto conseguiu vencer ambos e contrariar o favoritismo dos adversários, alcançando um título que lhe espapava desde a época 2016/2017.

Na 1ª divisão da classe BC2, a atleta Ana Correia ficou colocada num grupo difícil onde um passo em falso poderia comprometer toda a competição. Tendo vencido os dois primeiros jogos permitiu que entrasse de uma forma mais tranquila e confiante no jogo contra Cristina Gonçalves, atual nº 1 do ranking nacional absoluto e também do ranking mundial feminino BC2. Livre de qualquer obrigação, Ana Catarina acabaria por vencer o jogo, algo que o fez pela primeira vez na sua carreira contra esta oponente acabando por garantir desde logo a passagem para as meias finais. Aí, conseguiu impor o seu jogo e vencer Joaquim Soares do S.C.Braga, apurando-se para a final onde defrontou Abílio Valente do F.C.Porto. Num jogo muito equilibrado desde o primeiro ao último parcial, a vitória acabaria por sorrir à atleta espinhense pela margem mínima mas ainda assim suficiente para alcançar o seu primeiro título de campeã nacional na modalidade.

Herlander Correia (BC5), teve uma competição também 100% vitoriosa. Passando por uma fase de grupo onde conseguiu impor claramente o seu jogo não tendo consentido qualquer ponto aos seus adversários, apurou-se para a meia final onde defrontou a atleta Jessica Teixeira da Associação Salta Fronteira. Com uma exibição algo desinspirada e muito nervosa, o jogo foi decidido apenas no parcial de desempate, tendo conseguido garantir o apuramento para a final com alguma sorte. No jogo da final, o tigre voltou de novo ao seu melhor e acabou por controlar o jogo contra o atleta Ivo Oliveira do S.C.Braga e garantir a revalidação do título de campeão nacional da classe BC5.
 
Pedro Moura foi o outro atleta tigre presente na competição tendo participado na 2ª divisão da classe BC2. Tendo sido repescado para esta prova, o atleta do S.C.Espinho/C.M.E. entrou como atleta com o penúltimo ranking entre os que estavam em competição. De forma surpreendente, Pedro Moura venceu o primeiro jogo contra Miguel Gomes da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, um dos grandes favoritos à vitória final na 2ª divisão. Com essa entrada, Pedro Moura mostrou que não iria estar ali apenas para fazer número. No jogo seguinte, perdeu contra David Araújo do F.C. Porto deixando a hipótese de passagem para a fase eliminatória dependente do último jogo. No último jogo, acabou por vencer Catarina Monteiro do F.C. Porto conseguindo assim alcançar as meias finais da prova. Na fase eliminatória, Pedro Moura acabou por perder ambos os jogos concluindo assim a sua prestação num bom 4ª lugar, bem acima do objetivo estipulado para esta competição.

Este foi então um fim de semana que promete ficar para a história do boccia do S.C.Espinho/C.M.E.  com uma prestação digna de registo e que conseguiu trazer ao de cima todo o potencial que estes atletas têm e que têm vindo a trabalhar e desenvolver.  

Em seguida, haverá uma pausa para trabalhos da seleção portuguesa de boccia onde estarão presentes os atletas João Pinto e Ana Correia que foram recentemente convocados para representar as cores lusas no World Boccia Cup Póvoa de Varzim 2022 que decorrerá entre 4 e 11 de julho. Mais tarde, no último fim de semana do mês de julho terminará a época desportiva nacional com a prova de pares e equipas onde a equipa S.C.Espinho/C.M.E. também marcará presença.