Campeonato Nacional Individual de Boccia | 26 e 27 Maio 2018 Espinho

No passado fim de semana, decorreu na Nave Polivalente de Espinho, o Campeonato Nacional Individual de Boccia, nas classes BC1, BC2, BC3, BC4 e BC5 que contou com a participação de 82 atletas em representação de 24 clubes. O Sporting Clube de Espinho/C.M.Espinho, fez-se representar com 4 atletas: João Pinto na 1ª divisão da classe BC1, Ana Correia e Paulo Almeida na 1ª divisão da classe BC2 e Pedro Moura na 2ª divisão da classe BC2.

O principal destaque na participação dos tigres vai mais uma vez para João Pinto que se sagrou vice campeão nacional. Infelizmente o atleta de Espinho não conseguiu revalidar o título alcançado nos anos 2016 e 2017, ainda assim mais uma vez provou o seu valor realizando um percurso imaculado até à final, averbando vitórias em todos os jogos, acabando por perder o jogo decisivo contra o seu companheiro de seleção nacional António Marques da A.P.C. de Coimbra. Em 3ª lugar da prova ficou o atleta André Ramos da A.P.C. Almada Seixal que tem também vindo a apresentar um nível de jogo bastante alto, o que lhe valeu a convocatória para a seleção nacional.

Já na classe BC2, as coisas não correram de forma tão favorável aos atletas da casa. Apesar de ter entrado com o pé direito vencendo o primeiro jogo da competição, a atleta Ana Correia acabou por perder os restantes jogos da fase de grupos o que fez com que ficasse em 3ª lugar do grupo e consequentemente não passasse à fase seguinte, ficando com o 8º lugar da prova. Já Paulo Almeida fez o percurso contrário já que entrou com uma derrota, vencendo os restantes 2 jogos da fase de grupos. Ainda assim, apesar de ter ficado em 2ª lugar do grupo, não conseguiu ser repescado para a fase eliminatória da prova, tendo sido o 1º não repescado desta competição o que lhe garantiu o 5º lugar na classificação final. Em 1º lugar da 1ª divisão da classe BC2 ficou a atleta da A.P.C. Lisboa, Cristina Gonçalves, tendo ocupado os restantes lugares do pódio os atletas Nelson Fernandes e Abílio Valente, ambos da A.P.C.Porto, respetivamente no 2º e 3º lugar.

Na 2ª divisão desta classe, o tigre Pedro Moura fez uma boa fase de grupos tendo conseguido passar para os quartos de final da competição, no entanto, acabou de perder contra a atleta Anabela Craveiro do MAPADI que acabaria por se sagrar campeã nacional da 2ª divisão BC2. No final da prova, acabou por terminar a competição num honroso 7º lugar.

À parte da participação dos atletas espinhenses, é de salientar também as excelentes condições criadas na Nave Polivalente de Espinho elogiadas não só pela Associação Portuguesa de Desportos para Pessoas com Paralisia Cerebral (PCAND) como também pela grande maioria dos clubes presentes. No final da competição, foram sagrados os seguintes campeões nacionais:

1ª divisão

  • BC1 – António Marques (A.P.C Coimbra)
  • BC2 – Cristina Gonçalves (A.P.C. Lisboa)
  • BC3 – José Abílio Gonçalves (S.C. Braga)
  • BC4 – Pedro da Clara (F.C. Porto)
  • BC5 – Filipe Mendes (A.P. Évora)

2ª divisão

  • BC2 – Anabela Craveiro (MAPADI)
  • BC3 – Alice Moreira (F.C. Porto)


Na entrega final de prémios, foram também distribuídos os prémios referentes aos campeões regionais na presente época desportiva, onde a equipa da S.C.Espinho/C.M.Espinho recebeu os títulos de campeão regional zona norte na classe BC1 através de João Pinto e também de campeão regional da 1ª divisão da classe BC2 através do atleta Paulo Almeida.

Finalizada esta prova, é tempo de preparar a prova que se avizinha, já na próxima semana em Alenquer, onde a equipa BC1/BC2 do Sporting Clube de Espinho constituída pelos atletas João Pinto (BC1), Ana Correia (BC2), Paulo Almeida (BC2) e Pedro Moura (BC2) irá lutar por uma medalha na primeira divisão do Campeonato Nacional de Pares e Equipas.