Competição de Natação Adaptada | 14 e 15 Jan 2012 Feira

A Secção de Natação do SCEspinho em parceria com a Câmara Municipal de Espinho apresentou neste fim-de-semana, 14 e 15 de Janeiro de 2011, no Competição de Natação Adaptada'12, no seguimento de um sonho que começou no ano anterior com o Carlos Rocha, deficiente motor S10 (nadador com má formação congénita). Este ano participou com um nadador com a mesma deficiência motora (S10) e três nadadores com deficiência mental (S14).

Nesta prova o SCEspinho/CMEspinho participou em extra-competição, representado pelos nadadores Rodrigo Silva (nascido em 2002) na categoria S10, Vera Cardoso (nascida em 2000), Jéssica Ferreira (nascida 1983) e João Amaral (nascido em 1995) na categoria S14.

Para grande entusiasmo e emoção sem que ninguém estivesse à espera, a nadadora Vera Cardoso ao obter o tempo 58.53 nos 50m Costas classificava-se em 3º lugar e conseguiu, nada mais, nada menos, bater o Recorde Nacional nesta distância e Estilo no seu escalão. Este tempo só poderá ser homologado após a sua classificação e inscrição na Federação. Esta nadadora nadou ainda a prova dos 50m Livres com o tempo 58.76, que entrando na classificação, alcançaria o 9º lugar. Também de forma bastante positiva esteve João Amaral que ao fazer 53.39 nos 50m Costas, que, se não nadasse em extra-competição, teria entrado na classificação alcançando o 2º lugar da geral a 16 centésimos de segundo do 1º classificado. Nadou ainda os 50m Livres com o tempo de 42.18, que lhe teria dado o 13º lugar. O benjamim da equipa, Rodrigo Cardoso, fez 1:17.20 na prova dos 50m Costas se entrasse na classificação teria ficado em 18ª lugar e com 1:22.66 na prova dos 50m Bruços teria ficado em 9º lugar. Jéssica Ferreira nadou os 50m Costas com o tempo de 1:17.32 que se entrasse na classificação geral teria alcançado o 6º lugar.

A prova realizou-se nas Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira tendo estado presentes, para além do SCEspinho, mais 23 clubes nacionais e estrangeiros, clubes como o SLBenfica, FCPorto, SCPortugal, CNAlcobaça, Vitória SC, CNMaia, Gesloures, SCAveiro, CFVilacondense, Federação Francesa, a equipa da casa, Feira Viva Natação Adaptada, que organizou o evento, entre outros.

Nesta prova apenas a participação importava para avaliar a reacção dos nadadores e das próprias famílias. Foi com bastante agrado que os responsáveis do clube “tigre” e os professores da escola de natação da CMEspinho foram presenteados de forma positiva pelos nadadores e pelo contentamento dos seus familiares. Nesta prova que decorreu acima das melhores expectativas esperadas, cimentou em conjunto com os familiares destes nadadores a continuação deste projecto.