Seleção Holandesa de Boccia realiza estágio em Espinho

Aproveitando o convite que o Município de Espinho fez à seleção holandesa de Boccia para realizar o estágio de preparação para as provas internacionais que se aproximam, os atletas da modalidade de Boccia do Sporting Clube de Espinho, integrados no projeto de desporto adaptado desenvolvido pela Câmara Municipal de Espinho, participaram no referido estágio que decorreu entre os dias 3 e 6 de fevereiro no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra.

Foi um semana intensa de trabalho que teve como principal objetivo a preparação específica dos atletas tendo em conta a participação no campeonato nacional individual – zona norte, que vai decorrer na nave polivalente de Espinho nos próximos dia 7 e 8 de março.

Ao longo da semana foi possível desenvolver algum trabalho específico em termos técnicos e táticos assim como foram realizados bastantes jogos que permitiram ganhar algum ritmo competitivo, tendo por isso sido uma semana bastante positiva. Neste estágio, os atletas de Espinho puderam contactar com alguns dos melhores jogadores mundiais da modalidade, jogadores esses com experiência competitiva internacional em campeonatos da europa, campeonatos de mundo e jogos paralímpicos sendo de destacar a presença dos atletas Daniel Perez, atual nº 2 do ranking mundial na classe BC1, Judith Bulthuis e Bernd Meints respetivamente nas posições 13 e 22 do mundo na classe BC2. Para além destes participaram também Barend Drost (BC1), Nick Peeters (BC2) e Richard Duray (BC4), aos quais se juntaram alguns atletas portugueses de clubes convidados tendo participado, ao longo da semana, um total de 31 atletas alguns do quais internacionais portugueses como Abílio Valente (BC2 – 5º ranking mundial), João Paulo Fernandes (BC1 – 13ª ranking mundial), Pedro Clara (BC4 – 8º ranking mundial), Domingos Vieira (BC4 – 16º ranking mundial) e Fernando Pereira (BC4 – 23º ranking mundial).

Para o treinador holandês Joep Pelsser, esta experiencia foi também para eles excecional tendo referido que “foi uma experiência fantástica. As competições realizadas contra os atletas de Espinho e os atletas convidados permitiram retirar algumas lições que serão importantes para melhorarmos no futuro”. Para além disso, deixou ainda uma mensagem à cidade de Espinho referindo que “as pessoas da cidade foram extremamente simpáticas para nós e esperamos regressar no futuro!”.

Paralelamente a este estágio, a seção de Boccia do Sporting Clube de Espinho, aproveitou a presença da seleção Holandesa de Boccia para formalizar a inscrição do atleta holandês Richard Duray na classe BC4, passando este a fazer parte da equipa de Espinho. Com esta integração na equipa do Sporting de Espinho, o atleta Holandês pretende participar no campeonato português, que é um campeonato muito competitivo na sua categoria, esperando com isso evoluir o seu nível de jogo tendo em vista o seu apuramento para os jogos paralímpicos que se vão realizar no próximo ano no Rio de Janeiro.