Campeonato Nacional Individual de Boccia | 15 e 16 Jun 2019 Torres Novas

Nos passados dias 15 e 16 de junho, decorreu em Torres Novas o Campeonato Nacional Individual de Boccia, onde o S.C.Espinho/C.M.Espinho participou com 5 atletas num total de 80 atletas e 21 equipas envolvidos na competição. Nesta prova foram disputados os títulos de Campeão Nacional Individual nas diferentes classes e divisões da modalidade: BC1, BC2 (1ª e 2ª divisão), BC3 (1ª e 2ª divisão), BC4 e BC5.

O grande destaque na participação dos atletas de Espinho, vai para Herlander Correia que se sagrou Campeão Nacional na classe BC5, tendo vencido todos os jogos da competição de forma convincente, justificando em pleno o lugar mais alto do pódio. Em 2ª lugar ficou a atleta do S.C.Braga, Isaura Lopes e em 3º lugar o atleta Filipe Mendes da APC Évora.

Também em destaque estiveram as prestações de João Pinto na classe BC1 e Ana Correia na 1ª divisão da classe BC2.  Em relação a João Pinto, teve uma fase de grupos irrepreensível vencendo todos os jogos sem perder qualquer parcial. Dessa forma, garantiu a passagem para as meias finais onde venceu o atleta de Torres Novas Marco Branco, tendo-se apurado para a final onde foi reeditada a final do ano passado contra o internacional António Marques da APC Coimbra. No jogo decisivo, António Marques foi mais consistente, tendo vencido por 3-2, relegando o atleta de Espinho para o 2º lugar da competição que lhe vale o título de vice-campeão regional na classe BC1. No 3º lugar ficou André Ramos da APC Almada Seixal.
Quanto a Ana Catarina, teve também uma fase de grupos muito consistente, tendo perdido apenas um dos jogos contra o internacional Abílio Valente, num jogo muito equilibrado. Apesar dessa derrota, e fruto das vitorias sólidas tidas nos restante 2 jogos, conseguiu a repescagem para a fase eliminatória. Nesta fase, discutiu a passagem à final contra Cristina Gonçalves da APC Lisboa, num dos jogos de mais bem disputados da competição tendo sido necessário 2 parciais de desempate para encontrar o finalista. No final, a vitória acabou por cair para o lado da atleta de Lisboa, relegando a espinhense para o jogo de atribuição do 3º/4º lugar onde defrontou e venceu o atleta Bruno Alves também da APC Lisboa, o que lhe valeu um excelente 3º lugar da classificação final na classe BC2. A atleta Cristina Gonçalves acabaria por vencer a competição e em 2º lugar ficou o atleta da APC Porto, Abílio Valente.

Também em bom plano estiveram Paulo Almeida na 1ª divisão da classe BC2 e Pedro Moura na 2ª divisão da classe BC2, tendo tido um percurso muito idêntico. Na fase de grupos, venceram dois dos três jogos garantindo a 2ª posição do grupo, no entanto acabaram por não conseguir a repescagem para a fase eliminatória, tendo ambos terminado num honroso 5º lugar da classificação final. De referir que na 2ª divisão da classe BC2, o 1º lugar foi para o atleta Filipe Nascimento do Inboccia, em 2º lugar ficou Cristiana Marques da APC Guimarães e em 3º lugar a atleta Hélia Maia da APC Coimbra.

Terminada a prova, a equipa do S.C.Espinho/C.M.Espinho alcançou um total de 3 medalhas nesta que é a mais importante competição individual da modalidade, tendo ficado no 2º lugar do medalheiro da competição entre 11 equipas medalhadas. De realçar também que a equipa de Espinho foi a que teve o melhor rácio entre nº de atletas e medalhas alcançadas, o que espelha o excelente desempenho tido ao longo deste fim de semana.
Com a conclusão dos campeonatos  individuais, chega agora a altura de preparar o campeonato nacional de pares e equipas que se irá realizar em Paredes nos próximos dias 13 e 14 de julho, e onde a equipa de Espinho irá participar com a sua equipa BC1/BC2 e irá formar um par misto BC4/BC5 com um atleta do MAPADI da Póvoa de Varzim.