Campeonato de Portugal de Boccia | 4 e 5 Jul 2015 Coimbra

Decorreu no passado dia 4 e 5 de julho o Campeonato de Portugal de Boccia, prova que é a mais importante do calendário competitivo da época e onde apenas têm acesso os 16 melhores jogadores do ranking nas classes BC2 e BC3 e os 12 melhores do ranking nas classes BC1 e BC4. Com um número recorde de atletas nesta fase, a equipa de Espinho fez-se representar pelos atletas João Pinto (BC1), Pedro Moura (BC2), Paulo Almeida (BC2) e Richard Duray (BC4).

Os atletas espinhenses entraram muito bem no primeiro dia de provas conseguindo todos eles passar a fase de grupos e entrar na luta pelas medalhas. No segundo dia de provas, nos quartos-de-final, os jogadores Paulo Almeida e Pedro Moura tiveram adversários de peso, nada mais nada menos que os 2 jogadores mais bem cotados do ranking nacional e elementos da seleção nacional Cristina Gonçalves (APC Lisboa) e Abílio Valente (ARDA). Apesar de se terem apresentado num nível muito bom, os atletas de Espinho acabaram por perder os seus jogos, tendo Paulo Almeida perdido 2-4 contra Abílio Valente e Pedro Moura contra Cristina Gonçalves, apenas no parcial de desempate, depois de ter terminado o jogo empatado 4-4. Nesta categoria (BC2) acabou por se tornar campeão nacional Abílio Valente da ARDA. Com estes resultados, os jogadores do S.C.Espinho/C.M.Espinho Pedro Moura e Paulo Almeida alcançaram respetivamente uns excelentes 5º e 6º lugar.

Quanto a João Pinto e Richard Duray, fruto de terem passado diretamente para as meias-finais da competição, entraram mais tarde em atividade, tendo também eles perdido este jogo. Mais uma vez assistiram-se a jogos disputadíssimos, decididos apenas por alguns pormenores tendo João Pinto perdido por 3-4 contra o jogador da seleção portuguesa António Marques e Richard Duray perdido apenas no parcial de desempate depois de ter empatado o jogo 4-4 contra o também atleta da seleção Domingos Vieira que recentemente venceu o World Open Event que decorreu na Polónia. Apesar de terem perdido este jogo, os jogadores espinhenses foram capazes de manter bons níveis de concentração o que lhes permitiu vencerem os jogos de atribuição de 3º e 4º lugar conseguindo trazer o bronze para casa. Nestes jogos, João Pinto venceu Bernardo Lopes (APC Coimbra) por 8-1 e Richard Duray venceu Manuel Cruz (ARDA) por 3-2. Nestas classes, tornaram-se campeões nacionais os atletas João Paulo Fernandes do ARDA na classe BC1 e Domingos Vieira do SCBraga na classe BC4.

Com estes resultados, e apesar de João Pinto não ter revalidado o título de campeão nacional, conseguiu um ótimo 3º lugar continuando a manter o seu posicionamento nos lugares cimeiros. Quando a Pedro Moura e Richard Duray, conseguiram os seus melhores resultados de sempre nesta prova, conseguindo com isso subir alguns lugares no ranking que entretanto foi atualizado e nos qual figuram os atletas do S.C.Espinho/C.M.Espinho nas seguintes posições:

Classe BC1 (32 atletas): João Pinto - 3º lugar

Classe BC2 (71 atletas): Paulo Almeida - 8º lugar; Ana Correia - 9º lugar; Pedro Moura - 13º; Inês Ramos - 42º lugar

Classe BC4 (22 atletas): Richard Duray - 6º lugar

Com este campeonato, finaliza a época 2014-2015 de Boccia que, em termos gerais, foi a melhor época de sempre, onde se conseguiram os melhores resultados em termos de equipa e onde em termos individuais quase todos os atingiram os seus melhores resultados de sempre. Apenas o atleta João Pinto não conseguiu revalidar o título de Campeão Nacional, no entanto, foi capaz de manter um nível de jogo bastante bom que permitiu ser campeão regional e alcançar lugares de pódio em todas as provas oficiais que realizou, fazendo como tal uma época digna de registo.