Campeonato de Portugal de Boccia - João Pinto em 1º lugar | 16 e 17 Julho 2016 Póvoa de Varzim

No passado fim de semana de 16 e 17 de julho decorreu, na Póvoa de Varzim, o Campeonato de Portugal Individual de Boccia com a participação de 4 atletas do S.C.Espinho/C.M.Espinho: João Pinto na classe BC1 e Ana Catarina Correia, Paulo Almeida e Pedro Moura, na classe BC2. Também apurado para esta prova estava o atleta Richard Duray, no entanto o mesmo não pode participar por estar a recuperar de uma lesão.

Desta forma, numa prova onde apenas têm acesso os melhores 12 atletas nacionais nas classes BC1 e BC4 e os 16 melhores atletas na classe BC2 e BC3, a equipa espinhense conseguiu colocar 5 dos seus 6 atletas, revelando assim o excelente desenvolvimento que esta modalidade tem vindo a ter.

O principal destaque na participação dos atletas de Espinho vai para João Pinto, que se sagrou Campeão de Portugal Individual de Boccia, na classe BC1. O atleta Espinhense fez um percurso exemplar vencendo todos os jogos do campeonato. Após uma fase de grupos onde venceu os atletas Pedro Santo (Vila do Conde), José Lopes (Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa) e Carlos Clemente (S.C.Braga), apurou-se em primeiro do grupo diretamente para as meias finais da prova, onde defrontou o atleta Rui Gomes do Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra. Num jogo equilibrado, João Pinto acabou por vencer por 3-1, apurando-se para a final da prova, onde defrontou o internacional António Marques, que em setembro vai representar Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Se a meia final foi equilibrada, a final foi ainda mais, tendo-se assistido a um excelente jogo, com alternância na liderança do marcador, tendo sido apenas decidida no parcial de desempate após empate 2-2 ao longo dos 4 parciais do jogo. No final, o atleta espinhense acabou por ser mais feliz, vencendo o torneio mais importante da época, resultado esse que permitiu alcançar pela 1ª vez, o 1º lugar do ranking nacional. NO 3º lugar da prova ficou o atleta de Coimbra, Rui Gomes.

Em bom plano, esteve também Ana Catarina Correia que foi capaz de passar a fase de grupos com duas vitórias, sobre o seu colega de equipa Pedro Moura e a atleta Anabela Craveiro (MAPADI) e uma derrota frente ao atleta do Futebol Clube do Porto, João Pereia. Desta forma, apurou-se para os quartos de final da prova onde defrontou a internacional Cristina Gonçalves, que “puxou dos galões” e derrotou claramente a atleta de Espinho. Cristina Gonçalves, apareceu nesta prova num excelente estado de forma, acabando por vencer a competição de forma categórica, deixando os restantes lugares do pódio para os seus colegas de seleção Abílio Valente (ARDA Porto) e Fernando Ferreira (CPC Viseu), que ocuparam o 2º e 3º lugar, respetivamente.

Quanto a Paulo Almeida e Pedro Moura, apesar de terem jogado dentro do seu nível, não conseguiram ultrapassar a fase de grupos. Paulo Almeida, apesar de ter vencido um jogo contra Miguel Gapo (Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal), acabou por perder contra Cristina Gonçalves e Albino Nascimento (InBoccia), terminando no 11º lugar da prova. Já Pedro Moura, saiu derrotado dos seus jogos na fase de grupos frente à sua colega de equipa Ana Catarina Correia e também contra Anabela Craveiro e João Pereira, terminado a competição no 14º lugar.

Com esta prova, chega ao fim mais uma época da modalidade de Boccia. Ao longo deste ano, estes atletas demonstraram uma boa evolução tendo, de uma forma geral, sido a melhor época de sempre, espelhada pelo alcance de 7 pódios dos quais de destacam o 1º lugar no Campeonato Regional da classe BC1 de João Pinto, o 1º lugar na fase final do Campeonato Nacional A da classe BC2 da atleta Ana Catarina e o 1º lugar no Campeonato de Portugal na classe BC1 de João Pinto. A acrescentar a estes resultados, é merecedor de destaque a chamada à seleção nacional Portuguesa dos atletas Ana Catarina Correia e João Pinto e à seleção Holandesa do atleta Richard Duray.