Campeonato Nacional de Boccia - Fase Final | João Pinto Campeão Nacional | 3 e 4 Maio 2014 Maia

A equipa de Boccia do Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho (S.C.E./C.M.E.) deslocou-se no passado dia 3 de maio à Maia para participar na fase final do Campeonato Nacional de Boccia organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral.

Nesta prova, onde apenas participam os oito melhores atletas nacionais, desta época desportiva, de cada classe (BC1, BC2, BC3 e BC4), a equipa S.C.E./C.M.E participou com os atletas João Pinto na classe BC1 e Paulo Almeida na classe BC2, acabando por escrever uma página na história do clube, uma vez que o atleta João Pinto se sagrou Campeão Nacional Individual de Boccia na classe BC1, algo que aconteceu pela primeira vez.

Apesar de saber das dificuldades que iria ter, uma vez que no seu grupo teria de defrontar os atletas paralimpicos João Paulo Fernandes (ARDA) e António Marques (APC Coimbra), estas não foram impeditivas pois o atleta João Pinto venceu a ambos tendo jogado a um bom nível e sido capaz de aproveitar da melhor forma algumas desatenções dos adversários, que lhe permitiu garantir desde cedo o apuramento para as meias-finais da competição. Na fase de grupos, venceu ainda a atleta Sandra Vitorino (APC Beja) terminando esta fase de grupos na 1ª posição. Nas meias-finais, defrontou o atleta do S.C.Braga Carlos Clemente, onde num jogo bastante equilibrado acabou por vencer apurando-se para a final, onde defrontou de novo atleta do ARDA, João Paulo Rodrigues. Mantendo-se concentrado deste o primeiro parcial, o João fez um jogo memorável, acabando por vencer, o que permitiu sagrar-se campeão nacional na classe BC1.

Já na classe BC2, o atleta Paulo Almeida não teve igual rumo. Defrontando os também Paralimpicos Abílio Valente (ARDA) e Cristina Gonçalves (APC Lisboa) averbou duas derrotas que impossibilitaram a passagem à fase seguinte. Após estas derrotas, acabou por conseguir reagir de forma positiva, vencendo o atleta da APC Lisboa, Ricardo Galante, permitindo assim terminar a competição num prestigiante 6º lugar nacional.

Após esta competição, os atletas de Boccia do S.C.Espinho/C.M.Espinho vão já iniciar preparação do Campeonato de Portugal Individual, que irá decorrer nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho em Lourosa – Sta. Maria da Feira, competição essa que conta com a presença dos 8 atletas que participaram na fase final do campeonato nacional e os 8 atletas mais bem posicionados no ranking nacional, sendo que a equipa de Espinho se fará representar pelos atletas João Pinto na classe BC1 e Paulo Almeida e Ana Catarina Rodrigues na classe BC2.